domingo, 22 de dezembro de 2013

Mensagem Natal - D. Gilberto, Bispo de Setúbal


O Menino da manjedoura!



O presépio tem no centro um Menino deitado numa manjedoura e contemplado por Maria e José, seus pais.

Este Menino é o Filho de Deus feito homem, feito pão para matar a fome de vida e de amor de todos os homens e mulheres. Ele mesmo disse: “Eu sou o pão vivo, que desceu do Céu; quem comer deste pão, viverá eternamente” Jo 6,51.

Por isso, Nossa Senhora e S. José contemplam, admirados e agradecidos, o mistério de Deus-feito-pão-para-a-vida-do-mundo e, com eles, também a Igreja contempla com fé e emoção o Menino presente na mesa da Palavra e da Eucaristia e, de modo especial, na pessoa que sofre.

O encanto do Natal vem deste Menino-Pão-partido-para-a-vida-do-mundo. Pão divino capaz de matar a nossa fome de vida, de amor e de alegria e capaz fazer novas todas as coisas!

Felizes as pessoas e famílias que, com Maria e José, contemplam e acolhem, no silêncio orante do coração, a força e o encanto do amor do Deus Menino! Felizes as pessoas que no amor de Jesus Cristo aprendem a ver Deus em cada ser humano; aprendem a incarnar as dores (e alegrias) de quem sofre e a fazer-se (pão) próximo para o socorrer; e aprendem a construir uma sociedade em que cada pessoa veja respeitados – e respeite – os direitos humanos!

Como diz o Papa: “A verdadeira fé no Filho de Deus feito carne é inseparável do dom de si mesmo, da pertença à comunidade, do serviço, da reconciliação com a carne dos outros. O Filho de Deus, na encarnação, convidou-nos à revolução da ternura. ”A Alegria do Evangelho, 88.

Alimentado pelo Amor deste Menino, cada um de nós seja pão-de-amor-e-de-alegria-na-esperança para alguém que esteja a sofrer o desemprego, a droga, a fome, a solidão, o desencanto da vida, a doença, a violência ou outra pobreza.

É este Natal de Amor que, em 2013, peço ao Menino do Presépio para os meus irmãos na fé em Cristo; para quem vive na área geográfica da Diocese; e para as diversas autoridades.

+ Gilberto, bispo de Setúbal

Sem comentários:

Enviar um comentário