sexta-feira, 12 de junho de 2015

Biografia - Padre Tiago André Pacheco da Silva Ribeiro e Pinto


O Reverendo Padre Tiago André Pacheco da Silva Ribeiro e Pinto nasceu a 11 de Dezembro de 1987. Foi baptizado na Igreja Matriz de São Tiago de Sesimbra, no dia 25 de Dezembro de 1988.

Recebeu a Primeira Comunhão no dia 27 de Junho de 2003 (dia em que, nesse ano, se celebrou a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus). Neste mesmo ano, começa a frequentar os encontros do Pré-Seminário da nossa Diocese de Setúbal.

No dia 14 de Setembro (Festa da Exaltação da Santa Cruz) de 2005, entrou no Seminário Menor de São José de Vila Viçosa, onde terminou o ensino secundário. 

No dia 9 de Julho de 2006 recebeu o Sacramento do Crisma pelas mãos de Sua Excelência Reverendíssima Dom Gilberto Canavarro dos Reis, na Igreja Matriz de São Tiago de Sesimbra.

Entrou no nosso querido Seminário Maior de S. Paulo de Almada a 12 de Setembro de 2007, iniciando também os seus estudos teológicos na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Durante os anos de formação no nosso Seminário, o Rev. Padre Tiago deu catequese na Paróquia de São Francisco Xavier, entregue aos cuidados da Companhia de Jesus (Jesuítas); e realizou os seus estágios pastorais na Associação Vale de Acór, da responsabilidade do Rev. Padre Pedro Quintella; na Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada de Setúbal, com o Rev. Pe. Miguel Alves; e na Paróquia de Nossa Senhora da Consolação de Arrentela, com o Rev. Padre Júlio do Vale.

No dia 25 de Janeiro (Festa da Conversão de S. Paulo) de 2012 foi instituído Leitor e, no mesmo dia do ano seguinte, foi instituído Acólito. No dia 27 de Novembro de 2013, foi admito às Ordens Sacras. Todos estes passos foram dados na Capela do Seminário Maior.

No dia 8 de Dezembro de 2013, foi ordenado Diácono na Igreja Catedral de Santa Maria da Graça em Setúbal, a sede do bispado sadino.

No dia 13 de Julho de 2014, na Catedral de Santa Maria da Graça em Setúbal, pela oração e imposição das mãos de Sua Excelência Reverendíssima Dom Gilberto Canavarro dos Reis, foi ordenado Sacerdote de Cristo para sempre.

No dia 1 de Setembro de 2014 é nomeado como Vigário Paroquial da Paróquia de Santa Maria do Barreiro. Colaborou na Cúria Diocesana e no Paço Episcopal.

No dia 12 de Junho (Solenidade do Sagrado Coração de Jesus) é nomeado Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Seixal.

O Rev. Pe. Tiago Ribeiro Pinto é Cavaleiro da Real Ordem de São Miguel da Ala, da Casa Real Portuguesa; Capelão da Irmandade Militar de Nossa Senhora da Conceição e Irmão da Real Confraria dos Escravos de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Rainha de Portugal.

Lema Sacerdotal

COR IN CRUCE

(Coração na Cruz)

Sem comentários:

Enviar um comentário