sábado, 27 de junho de 2015

Cónego Emanuel Silva é o pregador convidado deste ano na Festa de São Pedro no Seixal

Padre da Diocese de Portalegre-Castelo Branco. Nasceu em Abrantes em 1966, é o segundo de três irmãos e passou a infância e juventude em Abrantes e, depois, em Tomar. Entrou no Seminário da Diocese de Portalegre-Castelo Branco em 1982 para o 10º ano e fez o percurso normal dos seminaristas daquela diocese: Seminário de Portalegre - Seminário de S. Paulo de Almada - Seminário dos Olivais com as aulas na UCP. Fez a licenciatura sobre a Santíssima Trindade e mestrado em sistemática sobre S. Bruno e uma aproximação teológica à solidão. É um entusiasta da vida monástica.

Em Julho de 1991 foi ordenado Presbítero por D. Augusto César e continuou a estudar. Em 1993 foi nomeado director espiritual do Seminário Maior de Coimbra e docente (Teologia Fundamental e Antropologia Teológica I e II) do Instituto Superior de Teologia de Coimbra para onde, entretanto, tinham sido enviados os Seminaristas da Diocese de Portalegre. Permaneceu nessas mesmas funções até 2010. Durante esses anos, nos fins-de-semana, percorreu com os Seminaristas por três vezes a Diocese de Portalegre em acções vocacionais (colaboração com o Pré-Seminário); colaborou durante 10 anos com a Obra Nacional do Apostolado do Mar, orientando retiros e recolecções a muitas comunidades cristãs, muitos Seminários e muitos Presbitérios.

Ainda em 2010 foi nomeado Vigário Episcopal do Clero Vocações e Ministérios, Reitor do Seminário diocesano de Portalegre-Castelo Branco e Pároco de S. Miguel da Sé de Castelo Branco. Ainda em 2010, e em acumulação, foi nomeado secretário da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios. Em 2012, a pedido do Conselho Nacional do Santuário de Fátima e do Conselho Permanente da CEP, com a anuência do seu Bispo, foi nomeado capelão e, depois, vice-reitor no Santuário de Fátima, mantendo as funções de reitor do Seminário na Diocese e de responsável pela formação permanente do Clero na Diocese.


Em Setembro 2014 regressou à Diocese de Portalegre-Castelo Branco. Actualmente, na Diocese, desempenha as funções de Vigário episcopal do Clero, Vocações e Ministérios (incluindo a Vida Consagrada), reitor do Seminário diocesano, director do Boletim Pastoral, redactor do Sínodo diocesano. Está no segundo mandato de secretário nacional da Comissão episcopal Vocações e Ministérios.

Sem comentários:

Enviar um comentário