domingo, 18 de outubro de 2015

Homilia - Santa Missa no Santuário Nacional e Real de Nª Srª da Conceição de Vila Viçosa

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Seixal
Santa Missa no Santuário Nacional e Real de N.ª Sr.ª da Conceição de Vila Viçosa
17 de Outubro de 2015


Homilia


Caros paroquianos, estamos hoje aqui, neste Real Santuário, tão importante na história de Portugal. Estamos no «Solar da Padroeira», como assim é chamado. Estamos perto da nossa Rainha, a Senhora da Conceição.

É uma graça a Paróquia do Seixal estar aqui… Neste santuário, erguido pelos nossos maiores, para perpetuar o amor da nação Lusa à Mãe do Céu. Aqui sentimos a presença materna da Senhora mais bela, ornada do ouro mais fino. Não percebemos bem a graça que é estarmos tão perto desta imagem, mandada trazer de Inglaterra por S. Nuno de Santa Maria, que aqui tantas vezes rezou… Diante desta Senhora já se ajoelharam vários santos: S. Nuno, St.ª Beatriz da Silva, S. João Paulo II. Igualmente diante dela se ajoelharam muitos reis, especialmente o Sr. D. João IV, que, depois de aclamado Rei, lhe jura fidelidade e, a 25 de Março de 1646, a proclama solenemente Rainha de Portugal e de todo o Império português. Desde então, os Reis de Portugal nunca mais usaram a Coroa Real nas suas régias cabeças, pois a Coroa era - e é - de Nossa Senhora da Conceição. Os reis eram sempre representados ao lado da coroa e, na cerimónia de aclamação, este símbolo nacional ficava repousado sobre uma almofada. Como isto é belo! Portugal é Terra de Santa Maria e o que muitos não sabem é que Portugal tem uma Rainha, Nossa Senhora. Pois bem, meus caros, deixemos que esta Rainha reine nas nossas vidas, pois reinando Maria é Jesus quem reina nas nossas vidas! Porque tudo Maria entrega a Jesus.

Diante dela todo o Portugal se inclina, reis, rainhas. Aliás, ainda hoje esta imagem é vestida com os vestidos e mantos das Rainhas de Portugal, que ao longo dos séculos lhe foram oferecendo, bem como as mais belas jóias, pois ela é a Rainha ornada com o ouro de Ofir.

Tantos ao longo dos tempos lhe juraram fidelidade. Ela é a honra do nosso Povo! E tanto povo simples aqui veio. É o que a nossa querida Paróquia faz hoje. Vem junto da nobre Padroeira, para lhe dizer que a amamos; que, como ela, queremos ser de Jesus e dar testemunho de Jesus; que, como ela, queremos cumprir a vontade de Deus na nossa vida: sermos santos!

Nossa Senhora sempre confessou e deu testemunho de Jesus. Toda a sua vida foi e é colocada ao serviço do Seu Filho. Olhamos para ela, nesta imagem, vestida de Rainha, porque o é! Coroada e adornada de joias belas, mas porque está ela assim? Porque serviu Jesus, porque se manteve firme junto à Cruz, onde o Filho agonizou e morreu. Porém, ela sabia que não ficaria por ali… Heróica no seu posto, sabia que o Filho não faltaria à Sua Igreja! Nunca faltará! Pela sua firmeza no seu SIM, Nossa Senhora, hoje, é exaltada em todo o mundo! Ela, a Rainha e Mãe, é apresentada como exemplo perfeito de quem confessou, seguiu e deu testemunho de Jesus.


Pois bem, hoje queremos dizer-lhe alto e bem alto que a nossa Paróquia é dela e só dela! Que a Senhora da Conceição cuide de nós sempre! Que nos ensine cada vez mais a ser de Jesus e da Sua Igreja Santa!

Sem comentários:

Enviar um comentário