sexta-feira, 22 de maio de 2015

Iraque: Paróquia do Seixal promove torneio solidário por cristãos perseguidos

Iniciativa reúne juniores do Benfica, uma equipa de padres e duas da paróquia



Seixal, Setúbal, 22 mai 2015 (Ecclesia) – A Paróquia do Seixal, na Diocese de Setúbal, vai promover  a 31 de maio um Torneio Solidário de Futebol cujas receitas revertem para a construção de quatro escolas para as crianças refugiadas iraquianas,
“A paróquia tem vivido muito intensamente a situação dos cristãos perseguidos no Iraque, já fizemos uma semana de oração e adoração. Também já recebemos o arcebispo de Kirkuk (Iraque) que partilhou as dificuldades que vivem e pediu-nos que rezemos e que mostremos que nos lembramos deles”, explica um dos membros da equipa que está a organizar o torneio.
À Agência ECCLESIA, Luís Painço destaca que esta iniciativa surge no seguimento do pedido de D. Youssif Thomas Mirkis e nesse sentido as receitas vão reverter para a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) construir “mais quatro escolas” para as crianças refugiadas iraquianas.
A fundação pontifícia informa que desde dezembro de 2014 e abril de 2015 já se construíram oito escolas no Iraque, no valor total de dois milhões de euros, para cerca de 7500 crianças refugiadas.
“O facto de se juntar a AIS dá outra visibilidade, mobiliza mais as pessoas mas tem sido igual aos outros anos. Este ano é para os irmãos do Iraque, já estamos a viver isto desde o início do ano e a adesão tem sido muito boa”, desenvolveu o paroquiano.
O entrevistado revela que foi o pároco do Seixal, o padre Marco Luís, que “tem vivido este assunto intensamente” que mostrou à comunidade as dificuldades dos cristãos perseguidos.
“Ele trouxe o Iraque até nós e sentimo-nos de alguma maneira lá presentes, vivemos de uma maneira tão intensa que foi como se tivéssemos lá todos”, acrescentou Luís Painço para quem os restantes paroquianos “vivem muito intensamente” o que se passa na sua paróquia.
O responsável frisou que podem não conseguir ir ao Iraque e auxiliar no terreno mas “há muitas formas de ajudar”, como rezar, e comenta que foi uma parte “importante de crescimento da comunidade”.
O Torneio Solidário de Futebol conta com a participação da equipa Júniores A do Sport Lisboa e Benfica (SLB), uma equipa de seis padres da Diocese de Setúbal, “com a ajuda de dois leigos”, e duas equipas da Paróquia do Seixal no dia 31 de maio, pelas 15h00, no Pavilhão Seixal FC.
O paroquiano membro da equipa que está a organizar o evento assinala que o centro de estágios do Benfica faz parte do território da Paróquia do Seixal e desde o que início que “tem havido grande abertura para ajudar nestas iniciativas” e no início do torneio vão sortear uma camisola do SLB.
Para este torneio foram feitos 800 bilhetes, a três euros cada, 400 ficaram na Paróquia do Seixal, “quase todos vendidos”, e os restantes é a Fundação AIS que disponibiliza.
Esta é a quarta edição de um torneio que surgiu para apoiar projetos que nasceram na Paróquia do Seixal tendo começado por ajudar a realizar um “campo de férias das famílias carenciadas”, acompanhadas pelo grupo Ajuda Fraterna.
“No segundo ano angariarmos dinheiro para o próprio grupo Ajuda Fraterna e depois para os nossos jovens irem numa missão a Cabo Verde”, recorda Luís Painço.
“Não estamos a fazer por nós mas por aqueles que mais precisam e estão a vier momentos de grande dificuldade”, acrescentou ainda o paroquiano do Seixal que reconhece que muitas pessoas compram o bilhete “não para assistir mas para contribuir”.
CB/OC

Sem comentários:

Enviar um comentário